quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Dr. Jigoro Kano

Jigoro Kano, nasceu em 28 de outubro de 1860 em Mikage , distrito de Hyogo, em uma família abastada que permitiu que ele estudasse na Universidade Imperial de Tóquio. Seu avô era produtor de saquê em Nada, distrito de Shiga, e seu pai proporcionou a construção dos primeiros navios de aço, embarcações costeiras desenhadas para carregar saquê.

Terceiro filho de uma família de cinco irmãos (três homens e duas mulheres), o jovem Jigoro era fraco fisicamente. Na verdade, apanhava tão constantemente que ele resolveu fortalecer –se da melhor forma possível, sendo através dessa busca pela sua própria defesa que acabou levando – o a desenvolver o Judô.

Com apenas 1,50 m de altura e aproximadamente 50 kg, começou a treinar jiu – jitsu aos 17 anos com Ryuji katagiri, mas foi com Hachinosuke Fukuda que ele se desenvolveu na arte. Fukuda aprimorava a técnica através de exercícios formais, ou seja, kata. Seu método era dar explicações dos exercícios, mas concentrava –se em exercícios livres durante as aulas. A ênfase que Jigoro Kano dava ao randori no Judô, surgiu, portanto de Fukuda.

O procedimento do Kodokan de ensinar aos iniciantes a base do Judô, em seguida engaja–lá no randori e somente depois de adquirida uma certa proficiência, ensinar o kata, foi herdado de Fukuda e mais tarde de um outro sensei, chamado Tsunetoshi Tikubo.

Foi durante esses treinamentos de jiu jitsu que jigoro kano “criou” novas técnicas de arremesso e passou a dar mais atenção a meios de transformar o jiu jitsu em um novo método. Enquanto praticava no Centro de Treinamento Tenjin – shinyo, ele enfrentava por diversas vezes um lutador chamado Kenkichi Fukushima, muito maior que ele e que invariavelmente o derrotava. Kano decidiu então estudar tudo o que tinha em mãos, para derrotar Fukushima.

Finalmente, Jigoro chegou a uma nova técnica, quando enfrentou Fukushima novamente, ele se abaixou, alçou seu adversário em seus ombros, girou –o e facilmente jogou –o no tatami, havia surgido então o “kata- guruma”. Outros golpes foram desenvolvidos como uki – goshi e tsuri-komi-goshi. É preciso lembrar que no desenvolvimento de novos golpes, Kano utilizou –se principalmente de elementos da Física, como alavancas, movimento, energia, ponto de equilíbrio, gravidade e transmissão de peso e energia.

A idéia inicial era meramente a de reformar o jiu – jitsu e não o de criar um novo método, Kano estava ciente dos defeitos, mas sentiu que eliminando –os, o jiu –jitsu poderia ser benéfico ao homem, não apenas como arte marcial, mas também como uma forma de educação física assim como de treinamento e disciplina espiritual; ou seja, uma preparação para a vida diária. Portanto, ele eliminou as técnicas perigosas e incorporou técnicas com princípios científicos.


Nos últimos anos de sua vida, Jigoro Kano concentrou –se nos aspectos educacionais e espirituais do Judô, até que o mesmo alcançasse um nível de educação moral e intelectual assim como era uma atividade atlética e método de combate. Na verdade ele referia-se ao Judô como um esporte de três objetivos: educação física, forma de competição e treinamento mental.

Em 1881, Kano graduou-se na Universidade Imperial de Tokyo e logo ganhou um posto como instrutor de literatura em Gakushin, em uma escola exclusiva para a classe nobre japonesa. Jigoro era considerado um educador moderno e estabeleceu as bases no Japão de educação moderna. Seus pensamentos sobre a educação podem ser percebidos em sua declaração: “Nada abaixo do sol é maior do que a educação. Educando uma pessoa e mandando – a para a sociedade, ele contribuirá na extensão de uma centena de gerações a sua frente”.

Jigoro Kano, viajou muito no interesse de organizar uma federação internacional que abrisse as portas para o Judô mundo afora. Apesar de sua devoção ao Judô, Kano era interessado em todos os esportes. Tornou-se o pai do esporte moderno em seu país. Em 1911, fundou a Japan Atletic Association (JAA) e foi seu primeiro presidente. Ao mesmo tempo, foi nomeado o primeiro japonês a ser membro do Comitê Olímpico Internacional e esteve presente na 5º Olimpíada da Era Moderna em Estocolmo em 1912, primeira com a presença japonesa (como membro do Comitê Olímpico Internacional, Kano atendeu todos os Jogos Olímpicos desde 1912 em Estocolmo até 1936 em Berlim).

Em 1935, recebeu o Prêmio Asahi pela extraordinária contribuição no campo das artes, ciências e esporte. Três anos mais tarde, participou de um encontro do COI em Cairo e foi bem sucedido ao ter Tokyo sido escolhida como cidade- sede das Olimpíadas de 1940, em que o Judô seria pela primeira vez incluído no calendário. Devido à Segunda Guerra Mundial, este evento foi cancelado (o Japão sediou uma Olimpíada apenas em 1964). Em seu caminho de casa, Jigoro Kano morreu de pneumonia à bordo do SS Hikawa Maru em 4 de maio de 1938 aos 78 anos de idade.

Um sonho de Jigoro, a Federação Internacional de Judô, tornou-se realidade em 1952. Hoje, mais de seis milhões de pessoas praticam Judô no mundo inteiro.
Jigoro Kano era um perfeccionista, disciplinador e tradicionalista. Mas, ao mesmo tempo inovador, internacional e um homem generoso. Mais importante, foi um famoso educador e o pai do esporte moderno no Japão. Mas, acima de tudo, Jigoro Kano foi o fundador do JUDÔ.


“ Antes e depois de praticar o Judô ou realizar um combate, oponentes cumprimentam-se. O Cumprimento é uma expressão de gratidão e respeito. Com isso, você está agradecendo ao seu oponente a oportunidade que ele proporciona de aperfeiçoar sua técnica”

“ Judô é o caminho para o mais eficiente uso da força física e espiritual. Treinando ataques e defesas, você refina o corpo e a alma e ajuda a fazer do Judô, uma essência espiritual do nosso ser. Deste jeito, você estará apto a aperfeiçoar-se e contribuir com algo para o mundo. Este é o objetivo final da disciplina do Judô.”

Jigoro Kano (1860- 1938)

Nenhum comentário: